A Instituição


O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte.
As instituições surgiram em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e das entidades sindicais. A Confederação Nacional do Transporte, com o apoio legal, ficou responsável pela criação do Sest Senat e, desde então, organiza e administra a instituição.
Na área social, o Sest Senat é responsável por gerenciar, desenvolver e apoiar programas que prezam pelo bem-estar do trabalhador em áreas como saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Na área educacional, o foco se volta a programas de aprendizagem, que incluem preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional.



Missão e visão



A missão do SEST SENAT é desenvolver e disseminar a cultura de transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação e a qualificação de novos profissionais para eficiência e eficácia dos serviços a serem prestados à sociedade.
O SEST SENAT tem o objetivo, definido pela visão da instituição, de atingir um patamar superior de desempenho a partir de foco no mercado, utilização intensiva de tecnologia e informação e comunicação de massa, geração de inteligência corporativa e transparência institucional.



Objetivos estratégicos:
- melhorar a saúde e o bem-estar do trabalhador em transporte;
- tornar-se “centro de entretenimento” em esporte, cultura e lazer;
- tornar-se referência nacional na formação do trabalhador em transporte
- ampliar o atendimento aos clientes com qualidade e maior presença física
- desenvolver competências críticas para o negócio;
- consolidar o modelo de gestão estratégica;
- flexibilizar a gestão das unidades operacionais;
- fortalecer a imagem institucional do SEST SENAT;
- fortalecer o relacionamento com os clientes;
- ter cultura proativa na prestação de serviços e
- ter sistemas de informação integrados e de fácil acesso para a tomada de decisão.